Noticias

A bolsista PNPD-CAPES Dra. Larine Kupski recebeu o prêmio de melhor trabalho do Encontro Nacional de Química Analítica, realizado pela Sociedade Brasileira de Química, em Caldas Novas, Goiás, entre 16 e 19 de setembro de 2018.

O trabalho denominado “Pré tratamento enzimático para determinação de agrotóxicos em farelo de trigo” destacou-se, entre 1600 outros, por propor uma estratégia eficiente e amigável para monitorar e mitigar o impacto do uso de agrotóxicos na cadeia alimentar e no meio ambiente.

Parabéns aos autores!!!!!!!

A doutoranda Kelly Massarolo, recebeu o prêmio de melhor trabalho no Encontro Nacional de Micotoxinas, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais, com apoio da Sociedade Latinoamericana de Micotoxicologia, no período de 17 a 20 de setembro de 2018.

O trabalho premiado adaptou uma técnica de extração para determinar micotoxinas em alimentos tratados termicamente que é simples, analiticamente confiável e gera menos resíduo para descarte. Fato importante para contribuir com a segurança de alimentos e do ambiente.

Parabéns aos autores!!!!!!!!

O trabalho apresentado pela aluna de doutorado Kricelle Mosquera Deamici foi escolhido como um dos 5 Trabalhos destaques do 4º Congresso Brasileiro de CO2 na Indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis que aconteceu no Rio de janeiro nos dias 28 e 29 de junho e terá uma sessão técnica especial para reapresentação do trabalho no Rio Oil & Gas, que acontecerá no RJ, entre os dias 24 e 27 de setembro de 2018.
Título do trabalho : EFEITOS DO CAMPO MAGNÉTICO DE 30 mT NA BIOFIXAÇÃO DE CO2 POR Chlorella fusca
Autores: Kricelle Mosquera Deamici, Jenyfer Conceição, Lucielen Oliveira dos Santos (corientadora) e Jorge Alberto Vieira Costa (orientador)
 
 

Trabalhos do PPGECA recebem premiação durante o X Simpósio de alimentos- SIAL. 
Premio: destaque poster:
( 1° lugar) - categoria: Engenharia de alimentos - Análise sensorial de pães sem glúten com proteina de soja e óleo de coco

(1° lugar) - Tecnologia de alimentos - Efeito da adição de farinha de soja e óleo de coco nas caracteristicas de pão sem gluten

Parabéns aos autores!!!!

Trabalho do PPGECA recebe premiação durante o 12º Encontro Brasileiro sobre Adsorção!!!
Parabéns aos autores!!!Mery Vieira, Claudio Pinheiro, Keli da Silva, Tatiane Piva, Guilherme Luiz Dotto e prof. Pinto!!

O aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos, Gabriel Filipini, ganhou primeiro lugar na sessão de pôster no Congresso Internacional - 5th French Brazilian Meeting on Polymers (FBPOL) realizado de 16 a 20 de abril em Florianópolis – Brasil. Gabriel apresentou o trabalho intitulado “Evaluation of films with different thickenesses produced from chia mucilage”. Os demais autores do trabalho são a aluna de doutorado Sibele Santos Fernandes, e as professoras Vilásia Guimarães Martins e Myriam de las Mercedes Salas Mellado.

Profª Vilásia Guimarães Martins  aprova projeto na 1ª Chamada Pública do Instituto Serrapilheira 

A profª Vilásia foi um dos três pesquisadores do RS que aprovaram projeto junto ao Instituto Serrapilheira.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), divulgou na quarta-feira, 6, a relação de pesquisadores contemplados na 7ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2017. A professora Eliana Badiale Furlong, do nosso PPG foi destaque na categoria Ciências Agrárias.

O prêmio tem o objetivo de reconhecer o trabalho dos pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento, destacando a importância do investimento científico, tecnológico e de inovação para alavancar o desenvolvimento do Estado. A solenidade de premiação será no dia 5 de outubro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Parabéns Profª Eliana!!!!!!

 

De 24 a 27 de outubro, estudantes ocorreu o 25º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA).

O trabalho “Microencapsulação por liofilização de carotenoides produzidos por Phaffia rhodozyma utilizando proteína de soja como agente encapsulante”, de autoria de Michelle Nogueira, Caroline Prestes e orientado pela professora Janaína Burkert, recebeu o Prêmio Leopold Hartman de Melhor Trabalho na área de Inovação em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Já o trabalho intitulado “Concentração de ácidos graxos insaturados provenientes de óleo de tainha (Mugil liza) por hidrólise lipídica e complexação com ureia” de Juana Martinez, Michele de Souza e orientação do professor Carlos Prentice, recebeu O Prêmio de Melhor Trabalho na área de Óleos e Gordura. As premiações são destinadas a apresentações orais.

Parabéns a todos os envolvidos!!!